sábado, 18 de dezembro de 2010

Dia de Fúria com o técnico Candinho

Amigos, abraços

Tive a honra de entrevistar para a Rádio Globo o técnico Candinho, que tem um curriculo vasto, inclusive, comandando a seleção brasileira.
A matéria vai ao ar na semana que antecede o ano novo no quadro A VEZ DO MESTRE que geralmente é comandado por Osvaldo Pascoal, mas, como ele está em merecidas férias, fui o escolhido.
Bom, vamos aos fatos... Candinho me surpreendeu nas colocações. Disse que o futebol brasileiro é muito fraco tecnicamente, que existem muitos jogadores com baixa qualidade. Concordo, a força vem substituindo o talento e não é de hoje.
O ex-treinador da seleção elegeu o Santos como o time do ano de 2010. Enalteceu o futebol arte dos meninos alvinegros e a atitude ofensiva da garotada. Realmente, na minha opinião, o Peixe foi o melhor, de melhor qualidade e elenco, disse elenco e não apenas uma equipe titular.
Sobre Adriano... Candinho garantiu que o imperador só se da bem no nosso futebol porque o nível é baixo e porque os zagueiros são muito ruins. Disse ainda que Adriano está gordo e pesado, que não vai resolver o problema de ninguém (nenhum time do Brasil).
Com relação ao imperador, entendo que ele é tecnicamente muito bom de bola e por isso não concordo com Candinho. Ele, para mim, vai resolver o problema de qualquer equipe que necessita de um "homem de referência" e bom finalizador. Discordei do mestre Candinho neste aspecto.
Candinho elogiou Ronaldo pela disposição, mas, referiu-se ao fenômeno também como jogador pesado e com destaque só pela baixa qualidade dos adversários. Para mim Ronaldo não precisa ficar magro, entrar em forma fisica ideal... nada disso! O craque atua com a inteligência e Ronaldo, por ser craque, tem raciocínio rápido e suficiente  para quebrar qualquer esquema!
E por falar em esquema... Candinho apontou Dorival Junior como o técnico do ano de 2010... pela simplicidade no dia a dia e pelas conquistas na temporada (dois títulos com o Santos e manter o Atlético mineiro na série A do BR). Candinho detonou os treinadores que insistem em informatizar esquemas táticos, em obrigar atletas a assistirem vídeos dos adversários repetidamente... enfm, Para ele o simples chega longe.
Candinho, ainda sobre o tema, disse que cabeça de jogador de futebol é diferente de atletas do vôlei, basquete e outros esportes. É preciso simplificar para não complicar na opinião dele.
Concordo com a simplicidade destacada por Candinho. Não podemos exigir dos aletas de futebol hoje que estejam mais ligados em táticas, esquemas do que em uma boa apresentação para, assim, conseguirem transferências com altos valores. Palestras, na minha opinião, devem ser utilizadas se tiverem impacto!
Concordo também que Dorival Junior foi "O Cara" em 2010. Passa o que quer com a facilidade de quem já esteve em campo. Une, não separa. No Santos perdeu a queda de braço porque Neymar dará lucros... e ele não daria (títulos para empresários não são suficientes).
Candinho pediu para que os profissionais da bola saiam do muro, opinem com sinceridade e também disparou contra o trabalho de base os grandes clubes do país. Para ele os profissionais que comandam as categorias inferiores são despreparados e entendem pouco de bola.
Tenho que concordar que, hoje em dia, só pensam em títulos para a base e não em formar atletas, por posições. Improvisar jogadores na base é um erro enorme, minha opinião! E que vemos muito por aí! Não generalizo com relação a opinião sobre os profissionais... temos muitos bons e muitos ruins!Azar de quem emprega os ruins!

A entrevista com Candinho vai ao ar pela Rádio Globono dia 28 de dezembro. E assim que for publicada colocarei aqui, na íntegra!

É isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário