segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Zidane x Ganso

Amigos, abraços

A declaração de Neymar ao programa Esporte Espetacular da TV Globo me deixou, realmente, em dúvida... Ganso ou Zidane?

Zidane, ídolo francês, quando desfilou pelos gramados esbanjou muita técnica e raciocínio que apenas os craques têm! Passes perfeitos, jogadas que pareciam obras de arte de alto valor...

O meia que vestiu a camisa da seleção francesa, da Juventus (ITA) e do Real Madrid (ESP) adorava passes na vertical... aqueles que completavam uma jogada em velocidade... simplesmente sensacional

Proteger a bola era com ele. Não é à toa que Zinedine Zidane sofreu com pancadas adversárias... executava o lançe quando os marcadores ainda pensavam em como pará-lo. Enfeitava a jogada quando era necessário, seguro e sempre na direção do ataque.

Zidane, para mim, foi nota 8,0. Brilhou na Copa do Mundo de 1998 (campeão pela França em cima do Brasil), apagado em 2002, quando recuperava-se de lesão(apagado assim como toda a seleção francesa) e nos clubes sempre manteve uma regularidade admirável e de se respeitar.

Veja alguns lançes do craque frances no vídeo abaixo



Agora vamos ao brasileiro Paulo Henrique Lima, o Ganso, que aos 20 anos acumula dois títulos (Paulista e Copa do Brasil) e, na minha opinião, nestas duas temporadas na equipe profissional do Santos... mostrou talento raro no futebol mundial.

Ganso é daqueles meias que se encontra em nosso território a cada 20, 30 anos. Trabalha com a perna esquerda como poucos e ainda tem a inteligência e a facilidade em executar jogadas dadas como perdidas... com muita categoria.

É muito cedo, na minha opinião, para falarmos que é melhor. Mas Ganso tem todas as características para ser muito superior ao francês... mas muito mesmo. Dizem que Ganso tem o futebol semelhante ao de Rivaldo (e ele mesmo já fez esta comparação assim que chegou ao profissional). Outros apontam para semelhanças com Pita... Giovanni...

Entendo que, Ganso é Ganso e pronto! Temos a mania de, para definirmos um novo atleta que surge, compararmos à ídolos. Esse não é o caminho! Ganso tem estilo próprio, inconfundível, um futuro mais do que promissor pela frente. Um talento que, à serviço da seleção brasileira, vai encher os canarinhos de orgulho.

Ganso é o sonho de todo o técnico que assume um grande clube! Ele facilita a vida dos treinadores, diminui o risco de demissão, encurta o caminho para títulos,dá velocidade ao gol,enfim... faz a jogada sem olhar para baixo (bola). Isso sim é um camisa 10!

Veja alguns lançes de Ganso abaixo



Ganso, para mim, até agora foi nota 9,0!

Quem é melhor só o tempo vai dizer, mas, para mim, Ganso está na frente pelo excelente início de carreira. Repito, para mim Ganso tem um início muito superior ao de Zidane! E se em um ano continuar nesse rítmo terá passado o francês com facilidade!

É isso!

Um comentário:

  1. zidane foi craque !!!!! ganso pode vir a ser, mas ainda não é. pra mim falta muito pro ganso chegar aos pés do zidane. muitos titulos e etc.. mas o ganso pode vir a ser melhor que ele concerteza. abraço

    ResponderExcluir