terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Presidente que é torcedor dá certo?

Amigos, abraços!

Vou tentar responder a pergunta feita por um torcedor, nesta terça-feira, aqui na cidade de Santos. Pergunta que é o título deste post.

Para mim, presidente de clube, e clube grande, deve, acima de tudo, ter postura e respeito. Características que o farão ser admirado no "meio".

O corintiano Andrés Sanches sentiu e muito a perda do título brasileiro deste ano. Até aí, tudo bem! Mas provocar os vencedores (Fluminense) durante a festa de premiação da conquista, organizada pela CBF foi um erro e comprometedor! Lembrar da virada de mesa... salutar... tapa com luva de pelica na direção do futebol brasileiro, mas, referir-se aos torcedores tricolores cariocas, foi mais do que um erro!

Ofendeu e foi ofendido. Poderia ter evitado e lembrado que novos encontros virão, em São Paulo e no Rio de Janeiro, novas decisões podem acontecer, aqui e lá, e, entendo que, não será mais uma questão limitada ao futebol, ao campo de jogo e sim às arquibancadas e às provocações (das torcidas) fora de campo. E pode se transformar em algo que lutamos para que termine neste esporte.

Um postura condenável, minha opinião. Uma falta de respeito, entendo. É preciso separar o cartola do torcedor, principalmente em público. Entendo o que passa na cabeça do mandatário corintiano, respeito a dor em um ano muito importante, mas nada justifica.

O presidente do Palmeiras, Luis Gonzaga de Melo Belluzo, pagou por ser mais torcedor do que presidente. Lembra? Foi suspenso por criticar duramente árbitros, direito dele criticar, direito de quem julga condenar! *Mas, ele também escorregou da postura "presidenciável" e ofendeu torcedores do São Paulo durante festa de uma organizada do verdão!

Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, também tem atitudes polêmicas, mas, defendendo o clube que dirige. Luis Álvaro Ribeiro, do Santos, faz bons trocadilhos e se diz apaixonado pelo clube. Ambos (não me recordo) não se direcionam à torcedores dos adversários.

Você polemizar com o adversário apresentando fatos e números é interessante! Rivalidade saudável! Mas insultar os torcedores é mexer no coração de uma entidade esportiva! Uma atitude pequena perto da representatividade de um clube enorme, que arrebata milhões de apaixonados no Brasil!

Lutamos por paz nas arquibancadas, no país, no mundo!

Ser presidente/torcedor é muito legal...quando se sabe agir!

É isso!

* O parágrafo foi modificado graças ao leitor/internauta Antonio que nos lembrou do episódio Beluzzo na festa da organizada do Palmeiras. Obrigado Antonio! É por isso que escrevo... para interagir com vocês.

2 comentários:

  1. Minha opinião como torcedora é que ter um presidente do clube torcedor fervoroso é maravivilho.
    Por outro lado,esse torcedor fervoroso tem que ter equilíbrio suficiente para não ganhar antipatias por parte de torcedores adversários e dirigentes.
    O que aconteceu com o Andrés foi um ataque de desespero de causa.Time no centenário e não conseguiu nada,nem ser vice de um campeonato q ficou muito aquém do esperado.
    Imagine se o time do Andrés não conseguir nada no próximo ano,a quem ele irá atacar?
    Oxalá que o nosso presidente LAOR continue assim,torcedor sim mas desiquilibrado,não.

    ResponderExcluir
  2. Vc não lembra da festa da organizada dos porcus onde ele disse que ia matar os bambis??????? Esse foi o Belluzo do qual vc não se recorda...

    ResponderExcluir