quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Luis Fabiano, André e o que vale a pena no futebol

Amigos, abraços

Muito se fala em repatriar atacantes já que o futebol brasileiro anda sem opções para o setor. Muito se fala em Luis Fabiano em vários clubes, prova, sinônimo de que a posição está complicada em nosso território.

Ontem, pela Copa do Rei, o Sevilha venceu o Málaga por 3 a 0 e Luis Fabiano, que em rodadas passadas amargou o banco de reservas, foi titular e marcou um golaço (veja abaixo) esfriando quaisquer possibilidades de retorno, na minha opinião.



Claro que o Sevilha só vai liberá-lo com o pagamento da multa rescisória, que tem valores desencontrados... uns dizem 15 milhões de euros... outros 30, enfim, o valor é alto, isso sei!

Na minha opinião, o próprio Luis Fabiano não deve querer retornar neste momento, mesmo que pense em seleção brasileira. Talvez, entendo, no meio da temporada brasileira, final da européia.

E por falar em Sevilha, outro nome especulado para voltar ao Brasil é André, ex-Santos, atualmente no Dínamo de Kiev da Ucrânia. Consegui apurar que o atleta está insatisfeito fora do país tropical.

Mas o Dínamo não tem pretenções de liberá-lo! Prova foi a oferta do Sevilha pelo jovem: 2 milhões de euros por uma temporada, empréstimo. Proposta prontamente recusada pelos ucranianos. Será difícil!

Também não faço relação alguma sobre a intensão do Sevilha em contratar um atacante e a liberação do Luis Fabiano. Não é hora, nem momento para isso! Avalio os dois atletas como úteis para o nosso futebol!

Mas, vou além: temos que ter a consciência (falo dos dirigentes e jogadores, principalmente os jovens) de que é melhor esperarmos um pouco, pode valer muito a pena!

No caso de Luis Fabiano, não! Foi no período certo, viveu bons momentos e conseguiu disputar uma Copa do Mundo! No de André, sim! Com 20 anos e titular santista numa fase excelente... preferiu outros campos...

Atitude que pode prejudicá-lo na seleção brasileira. Na reserva, sem marcar gols, sem atuar com frequência, sem aparecer para o público... André está correndo risco de perder a vaga na seleção principal!

Tenho a informação de que ele foi orientado por profissionais da bola a retornar assim que pudesse ou mudar de centro para não "sumir". Mas o Dínamo não está disposto a liberá-lo por menos de 8 milhões de euros, valor pago na compra dos direitos.

Veja abaixo a participação de André, cobrando falta, em um dos gols do Dínamo.



Por isso digo: O bom negócio para um clube é não deixar sair... O melhor negócio para o jogador e esperar para sair! Mas, como o dinheiro fala nesses casos... é melhor o clube revelar talentos e o jogador adiar o sonho de ficar rico, por alguns meses, anos...O "retorno" seria bem maior, acredito!

É isso

2 comentários:

  1. Ótimas informações. Concordo com você no que se refere aos atletas jovens e iludidos na Europa.
    Só para corrigir: o vídeo que você postou não é do André, ex Santos e sim do André Felipe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Felipe! Pelos elogios e pela correção! Inclusive já feita no texto. Realmente o André, ex-Santos, cobrou a falta que originou o gol!
    Abs e continue nos prestigiando!

    ResponderExcluir